Pesquisar neste blogue

domingo, 4 de maio de 2014

Estação Litoral da Aguda


Estação Litoral da Aguda 


Fachada da ELA

Estação Litoral da Aguda (ELA) é um parque zoológico português, propriedade da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, tendo aberto ao público em 1999. Localiza-se na Praia da Aguda, freguesia de Arcozelo, Vila Nova de Gaia.

Actividades

Moreia no aquário
Através de um protocolo com a Universidade do Porto, têm sido desenvolvidos neste local diversos trabalhos de investigação e utilização do espaço para aulas das disciplinas de Ecologia Marinha e Tecnologia e Gestão das Pescas da licenciatura em Ciências do Meio Aquático do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

Promove igualmente a educação ambiental através de diversas iniciativas, tais como passeios comentados pela zona entre marés, pelo areal e pelas dunas, por vezes integrados no programa Ciência Viva, e pela sua exposição permanente de modelos em barro de artes de pesca tradicionais, aparelhos e utensílios de pesca, conchas e aquários.

Aquário

O Aquário mostra a fauna e flora aquáticas locais, exibindo os peixes e invertebrados economicamente importantes para a pesca artesanal, estabelecendo assim a continuidade pedagógica com o Museu das Pescas.

Em 15 aquários, de 1.200 até 6.700 litros, habitados por mais de 1.000 animais de cerca 60 espécies, foram reconstruídos os biótopos mais característicos do mar da Aguda e das águas doces adjacentes.

A Exposição foi concebida como um passeio subaquático, simbólico e auto-guiado, que começa na zona entre-marés e desce em seguida para um habitat de laminárias. Aumentando a profundidade, continua a mergulhar na zona rochosa do mar da Aguda e chega aos bancos de areia, a 25 metros de profundidade, onde se localiza um recife artificial. Subindo novamente, a exposição regressa a terra e termina numa pequena ribeira de água doce que atravessa as dunas.

Alguns animais marinhos que podem ser observados no Aquário:
 

Tartaruga comum


Santola


Ranhosa


Polvo


Museu das Pescas


Museu das pescas